30 de agosto de 2012

aula de geometria

















entreguei-lhe as réguas rotring que ninguém quis fruto de arrumações no local de trabalho e ele brincou com formas geométricas. reconheceu umas e descobriu outras. a forma oval foi novidade bem como as diferentes ovais. "esta parece quase uma círculo mas não é". descobri um blogue que gostava de ler de fio a pavio. setembro está à porta, um mês conotado com recomeços e nós bem perto de um verdadeiro recomeço. cinco de outubro aterramos em outro país, o pai há-de-nos preparar os colchões para uma aterragem menos brusca. MENOS É MAIS é a frase que mais me ecoa na cabeça enquanto recolho receitas que nos hão-de rechear os dias usando muito pouco. entretanto vou viajando por ali.



29 de agosto de 2012

28 de agosto de 2012

pauliteiros

















foram companheiros de muitas brincadeiras, de pauliteiros, bateristas, e partilha de técnicas corretas de tocar clavas (pegas com a mão em conchinha no meio do pau e com o outro bates assim explicava pormenorizadamente um), jogaram às escondidas, apanharam cenouras na horta, andaram de pés descalços, foram às ovelhas e deram cambalhotas sem fim.

27 de agosto de 2012

preparativos























para lá do marão mandam os que lá estão e a festa foi bonita.

26 de agosto de 2012

borba



















enquanto o irmão passou para animais de porte ainda maior, descobriu o seu "cavalo" que não terá muitos mais anos deste mimo. com a intensa e mais estreita convivência destas férias perdeu o receio aos movimentos bruscos de um cão com porte. está tão mais crescido.

25 de agosto de 2012

a jangada






há algum tempo que a ideia de "limpar" brinquedos me luz na cabeça. a maior parte dos brinquedos actuais...."desencorajam a descoberta e a criatividade porque são altamente decorados, realísticos e sem uma lógica matemática ou geométrica". Os gifts de froebel são-me familiares. interessa-me a questão do brincar e do pensar na relação que as várias dinâmicas em contacto com crianças em permanente absorção vão tendo, mesmo que muitas mais vezes do que as que deseje ceda e me embrenha no dia a dia e concretize menos o que pense do que o que gostaria. há no entanto neste contexto dias que ganham momentos a que chamaria "perfeitos" em que o brincar se junta com o construir, com o pensar, com a imaginação, em que estão longe os botões em que a verdadeira descoberta está ao rubro. primeiro foi uma cana de pesca e a tristeza de descobrir que abandonando alguns pertences na praia enquanto almoçávamos foi o único objeto roubado! mais tarde recuperado. passar dias na praia com o tio e o pai a procurar paus e fio para fazer jangadas, construir, reinventar, usufruir, criar, partilhar, ver nascer, tudo muito mais intenso do que comprar um plástico electrónico estridente.

23 de agosto de 2012

montar

















a primeira vez que subiu a um cavalo, passeou sem receio e andou a trote aos primeiros minutos. vamos ter de fazer visitas mais regulares.

20 de agosto de 2012

3 de agosto de 2012

primeiro dia de férias

















meninos a dormir. checked. avô de babysitter ( merci beaucoup). checked. atrasados ao corcerto de abertura mas muito a tempo do que interessava. checked. concerto muito bom. eddie vedder presente. checked. programa sem filhos - chega uma mão para estes acontecimentos desde há quatro anos.

eu vista por mim

eu vista por mim
novembro1982