19 de outubro de 2012

pataniscas para esta mesa


podemos fazer maratonas nos corredores dos hipermercados portugueses, é o bacalhau aos nossos pés, os mulúsculos, as sardinhas vivinhas, aquele brilhinho do peixe de viveiro, aquele maravilhoso embaciado dos congelados em alto mar espalhados por mais de 10 metros de arcas congeladoras. o mercado mais super a um quarto de hora de distância a 6km/hora de velocidade, tem uma só arca. vasculhamos-lhe todos os recantos, uma arca ao alto, quase a trepamos, mas todas as prateleiras brotavam caixas de papelão com pseudo peixes esventrados, uam grande parte já processada. desconsolamo-nos com a prateleira mais próxima da terra, sabemo-nos em terra firme, longe de águas salgadas, mas um só tipo de saco transparente com filetes congelados e latas de conservas é muito pouco para meninos cujo prato favorito é peixe grelhado com legumes cozidos. fomos à alemanha, somos finos, fazemos num só dia compras em vários países. trocamos o preço de uma sapateira por umas postas de salmão frescas e uma posta de sabemos lá do quê. os meninos provaram calamares pela primeira vez e rendemo-nos à carne. ir às compras com crianças permanentemente faz-nos confrontar com mais negociações, aos nãos apresentam-se alternativas mas os ratinhos lá estavam muito sorridentes e vieram. a propósito é já para este domingo o bacalhau?

2 comentários:

inubil disse...

e eu que estive hoje a ler sobre peixe fresco vs peixe ultracongelado... é mesmo de quem tem muita oferta e vive em terra de mar! :)

Especialmente Gaspas disse...

Que gira foto :)

eu vista por mim

eu vista por mim
novembro1982