2 de setembro de 2018

secretariado escolar reflexões sobre locais de trabalhos para casa


deixamos sempre a dinâmica escolar durante o primeiro ciclo em livre demanda. o "secretariado" é quase inexistente, a gestão escolar ainda está com os pais, os trabalhos de casa fazem-se na maior parte das vezes em regime de partilha e na sala de operações principal de uma casa: a cozinha. as cozinhas são os principais laboratórios de um lar, é através dela que se desenham praticamente todas as dinâmicas de uma família, seja ela de um, de 3 ou de 7 ou em regime permanente variável. é, na maior parte das vezes, nesse ponto nevrálgico da vida que os miúdos fazem rodopiar perguntas, choros e na maior partes das vezes onde se alapam com cadernos e dúvidas. ultrapassado o primeiro ciclo da vida escolar, ou arrancando uma espécie de pré adolescência, período intenso no qual mais crescem pés e uma série de outras coisas, passamos efetivamente a outra fase. há questões práticas associadas e outras tantas indiretas. de facto o crescimento trás maturidade e pode trazer autonomia e, mesmo que traga muito devagarinho, é preciso um poiso fixo para a troca constante de caderno e livros e materiais vários. com o numero 3 a arrancar segundo ciclo adentro sabíamos de ante-mão a urgência que havia em dar-lhe um espaço físico para o estímulo de toda a nova gestão e dinâmica escolar. a secretaria, papeleira ou escrivaninha, concluindo, só são cruciais, para nós, no segundo ciclo. veio a escrivaninha que ficou pronta a guardar e a aguardar tesouros e trabalhos vindouros. estamos prontos segundo ciclo.

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eu vista por mim

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novembro1982