29 de outubro de 2009

gémeas falsas


que saltaram para as panton lá de casa

22 de outubro de 2009

áfrica








chegaram ontem directamente de luanda.

-mas que panos queres tu.

-era mesmo isto pai.

e já não havia luz para fotos a fazer-lhes juz.

20 de outubro de 2009

da vidinha


constato que este espaço é bem mais colorido que a vidinha. purga-se o que interessa menos para vir ao de cima o mais relevante. no fim da semana passada, por exemplo, tinha a cozinha cheia de mosquitada porque o caixote de uvas esperava há mais tempo do que o devido por um fim proveitoso. este mês pregou partidas e não foi só o tempo que não ajudou. o doce de uva desenrrascado no fim de semana entre passeios é ICHE (como diz o miúdo enquanto areja a ponta do nariz).

18 de outubro de 2009

s. paio






daqui seguimos para uma festa de anos. tenho constatado, uma vez que ainda não nos iniciamos nessa ronda, que das festas de anos das crianças faz parte a entrega de brindes aos convivas. saquinhos recheados de gomas coloridas ou outras variantes preenchem o contentamento de pais e filhos. A propósito de um ah e tal agora gasta-se tanto dinheiro, festa na escola, festa em casa, e prendinhas para todos, vim para casa a matutar na coisa. enquanto o miúdo se entregava ao sono rendi-me a um - ah e tal pura falta de imaginação - cá com os meus botões. e resumi-me mentalmente num: quando o miúdo cá de casa se iniciar na dita história já tenho cá para mim uma ideia: recolhemos bolotas, folhas, pauzinhos (substituíveis por palitos), no jardim mais próximo lá de casa. adquirimos, (única compra) na papelaria mais próxima, bisnaguinhas de cola que possam ajudar nas possíveis fixações. finalmente, agrupamos em saquinhos uns exemplares que permitam a cada criança poder construir qualquer coisa com os objectos cedidos - ideia aplicável a esta estação mas que se pode adaptar a outras variantes como usando material cedido pela praia.

17 de outubro de 2009

la vache qui rit






sabe melhor que ninguém como faz o cão à custa da proximidade. custa-me que um dia pense que o leite vem do supermercado. agora é mais fácil que nunca lembrar-se que a vaca faz muuu mas receou-lhes o tamanho e dar-lhes palha só de longe!

16 de outubro de 2009

[] []





a nossa eames tem uma "amiga" nova acabada a desoras. nem sei se prefiro o verso em quadradinhos baralhados de cinco centímetros se o reverso infinito.

15 de outubro de 2009

émaijomenos assim


em um mês, no que toca à comunicação, tudo mudou. é incrível a velocidade a que surgem novas palavras ditas na perfeição. ontem a propósito de cacos de um vaso que no caminho encontramos no passeio surgiu o "partiu" e o "caiu", assim do nada ou assim sem me ter aprecebido quando os registou.

e listo:
pega, sai, senta, caiu , partiu, água, pr'aqui, borba, pé, colher, chão, mão, nenim nenão (delim delão), praia, parque, popó, não, pão, uva, ...e outros que não recordo, e outros que agora repete como croquete...

14 de outubro de 2009

passear as linhas



risca muito. em todos os suportes que lhe vou disponibilizando. gosta de riscar os bocadinhos de papel rasgados, aqueles de 3cm x 2cm, onde se concentra minuciosamente a acertar. deve ter pensado que a variação de suportes incluía a própria pele, os bancos e a passadeira da cozinha.

13 de outubro de 2009

~


compensamos sempre o tempo hibernado entre as paredes de casa com uma ida à praia e esta da não época balnear é a melhor.

12 de outubro de 2009

[] [] []





estivemos de molho. unimos legos e quadradinhos de tecido. ajudou-me a descascar cebolas para a sopa. a base de alimentação ainda está na sopa. arrisca pouco no que o seduzimos a experimentar. por outro lado, todos os dias surgem palavras novas que lhe saem em catadupa. todos os dias substitui mais um mmmm por uma palavra que tenta pronunciar na perfeição. quase todos os dias me admiro com esta transição repentina de comunicação. já pensei listar as palavras que começou por dizer mas comecei a perder-lhes a conta. a nossa Eames não vai ter uma mas duas almofadas de tecidos africanos baralhados em quadradinhos de 5 cm.

eu vista por mim

eu vista por mim
novembro1982